ATA DA QUINQUAGÉSIMA SEGUNDA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA DÉCIMA QUINTA LEGISLATURA, EM 23-12-2009.

 


Aos vinte e três dias do mês de dezembro do ano de dois mil e nove, reuniu-se, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, a Câmara Municipal de Porto Alegre. Às dezesseis horas e trinta minutos, foi realizada a chamada, respondida pelos vereadores Airto Ferronato, Alceu Brasinha, Aldacir José Oliboni, Bernardino Vendruscolo, Carlos Todeschini, DJ Cassiá, Dr. Raul, Dr. Thiago Duarte, Elias Vidal, Fernanda Melchionna, Haroldo de Souza, João Antonio Dib, João Pancinha, Luciano Marcantônio, Luiz Braz, Maria Celeste, Mauro Pinheiro, Mauro Zacher, Paulinho Ruben Berta, Pedro Ruas, Reginaldo Pujol, Sebastião Melo e Sofia Cavedon. Constatada a existência de quórum, o senhor Presidente declarou abertos os trabalhos. Ainda, durante a Sessão, compareceu o vereador Waldir Canal. A seguir, foram apregoados os seguintes Ofícios: nº 999/09, do senhor Prefeito Municipal de Porto Alegre, comunicando que estará em férias do dia vinte e cinco de dezembro do corrente ao dia nove de janeiro do ano de dois mil e dez; e nº 1003/09, do senhor José Fortunati, Vice-Prefeito Municipal de Porto Alegre, comunicando que estará em férias das doze horas e quarenta e cinco minutos do dia vinte e seis de dezembro do corrente ao dia dez de janeiro do ano de dois mil e dez. Em continuidade, por solicitação do vereador Carlos Todeschini, foi realizado um minuto de silêncio em homenagem póstuma à senhora Eliane Paim, falecida no dia de hoje, tendo-se manifestado a respeito o vereador Aldacir José Oliboni. Após, o vereador Valter Nagelstein formulou Requerimento verbal, indeferido pelo senhor Presidente, solicitando alteração na ordem dos trabalhos da presente Sessão. Também, foi apregoada Representação de autoria de diversos vereadores, relativamente à prática de ato atentatório à ética parlamentar, contra os vereadores Mauro Pinheiro, Maria Celeste, Fernanda Melchionna, Aldacir José Oliboni, Engenheiro Comassetto, Carlos Todeschini e Pedro Ruas. Às dezesseis horas e trinta e cinco minutos, nada mais havendo a tratar, o senhor Presidente declarou encerrados os trabalhos, convocando os senhores vereadores para a Sessão Ordinária da próxima segunda-feira, à hora regimental. Os trabalhos foram presididos pelo vereador Sebastião Melo e secretariados pelo vereador Reginaldo Pujol, como Secretário “ad hoc”. Do que eu, Reginaldo Pujol, Secretário “ad hoc”, determinei fosse lavrada a presente Ata, que, após aprovada pela Mesa Diretora, nos termos do artigo 149, parágrafo único, do Regimento, será assinada pela maioria dos seus integrantes.

 


O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Havendo quórum, passamos à 52ª Sessão Extraordinária, que tem a finalidade de dar conhecimento a esta Casa de dois Ofícios, um do Sr. Prefeito, José Fogaça, e outro do Vice-Prefeito. Diz o Sr. Prefeito, no Ofício (Lê.): “Ao cumprimentá-lo cordialmente, comunico a V. Exa e demais edis, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, que estarei em férias, de 25-12-09 até 09-01-2010, assumindo este Executivo o Sr. Vice-Prefeito, José Fortunati.” Ofício do Vice-Prefeito, José Fortunati (Lê.): “Ao cumprimentá-lo cordialmente, comunico a V. Exa e demais edis, conforme prevê a Lei Orgânica do Município de Porto Alegre, que estarei em férias das 12h45min do dia 26/12/2009 a 10/01/2010. Desta forma, convido V. Exa para assumir o Executivo Municipal no intervalo do tempo supracitado.” Isso significa que o Ver. Tessaro assumirá a presidência da Câmara e, imediatamente, estará assumindo a Prefeitura de Porto Alegre a partir do dia 04/01/2009.

 

O SR. CARLOS TODESCHINI (Requerimento): Sr. Presidente, requeiro que se faça um minuto de silêncio em homenagem à Sra Eliane Paim, que acaba de falecer. Ela era Presidenta do Conselho Distrital de Saúde do Partenon, e sempre se fez presente aqui nesta Casa, na Comissão de Saúde, nas lutas da comunidade em defesa da Saúde pública e em defesa do SUS.

 

O SR. ALDACIR JOSÉ OLIBONI: Nobre Presidente, quero reforçar, até porque Eliane Paim contribuiu muito com esta Casa quando da implementação e discussão dos projetos da Saúde, mais precisamente dos PSFs e da municipalização da Saúde do Murialdo, portanto, Eliane Paim é uma perda muito significativa para esta Casa, para esta Cidade, e me somo à reivindicação e encaminhamento do Ver. Todeschini.

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Deferido o pedido.

 

(Faz-se um minuto de silêncio.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Srs. Vereadores, ao encerrar os trabalhos desta Casa, deste ano, mesmo que ainda haja sessões na semana vindoura, por força regimental, por acordo das Lideranças de todas as Bancadas não teremos votação na semana que vem. Cabe a mim, até porque farei, no momento oportuno...

 

O SR. VALTER NAGELSTEIN (Requerimento): Sei que V. Exa está concluindo o ano, compreendo, e nós todos queremos ouvi-lo, com muita atenção, e eu não tenho objetivo nenhum neste momento de trazer qualquer mácula a seu discurso final, mas gostaria de pedir nova verificação de quórum. E, se estiverem todos os Vereadores presentes, peço para que entremos novamente naquele projeto do Previmpa, porque pela presença de um Vereador, que era o Ver. Bernardino, que estava ali, V. Exa encerrou os encaminhamentos quando o Ver. Bernardino entrava no plenário. Gostaria de fazer este Requerimento a V. Exa. Compreendo...

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Ver. Valter, convoquei a Sessão com o único objetivo de dar conhecimento sobre os ofícios do Prefeito; portanto, não posso acolher seu Requerimento. Este Presidente tentou por várias vezes compor um acordo aqui, o que não foi possível, mas...

O SR. VALTER NAGELSTEIN: É verdade, nós sabemos. Eu ainda, antes do seu discurso, só quero encaminhar, por favor, um Requerimento para que V. Exa dê o devido processamento. Não este último que lhe fiz, Sr. Presidente, que foi indeferido por V. Exa, mas o Requerimento formulado verbalmente, anteriormente, da representação que é subscrita por todos os Vereadores, com relação ao aferimento dos dispositivos do Código de Ética Parlamentar e do Regimento Interno da Casa.

 

(Procede à entrega do Requerimento.)

 

O SR. PRESIDENTE (Sebastião Melo): Srs. Vereadores, eu desejava fazer um rápido pronunciamento, mas não foi possível. Então, desejo a todos um Feliz Natal, um abraço a todos!

Estão encerrados os trabalhos da presente Sessão.

 

(Encerra-se a Sessão às 16h35min.)

 

* * * * *